08/09/2009

Tristeza.... (chuva triste que cai lá fora)

"Tristeza ou desgosto é um sentimento humano que expressa desânimo ou frustração em relação a alguém ou algo. É o oposto da alegria. A tristeza pode causar reações físicas como depressão nervosa, choro, insônia, falta de apetite, e ainda, reações emocionais, como o arrependimento.
A tristeza pode ser originada da perda de algo ou de alguém que se tinha de muito valor; esta emoção pode ser potencializada se aquele que sofre de tristeza passa a acreditar que poderia ter feito algo para recuperar ou evitar a perda, mesmo que este algo a fazer seja na prática impossível de se concretizar, e independente da vontade do triste.
É comum a tristeza ser descrita como algo amargo, ou como uma dor, ou como sentimento de incapacidade, ou ainda como algo escuro (trevas).
A tristeza pode ser a consequência de emoções como o egoísmo, a insegurança, a baixa auto-estima, a inveja e a desilusão. São emoções que, quando não são tratadas logo, podem terminar gerando tristeza, ou em casos extremos a depressão nervosa.
Não apenas sintomas psicológicos são resultantes da tristeza. Em casos de angústia prolongada o indivíduo pode passar a apresentar sintomas de hipertensão, problemas de pele e a queda e o embranquecimento precoce dos cabelos. Também o coração pode ficar fisicamente comprometido podendo levar a vítima a quadros graves: arritmia, ataque cardíaco, dentre outros problemas. A tristeza pode vir de fora para dentro; quando é gerada por elementos que circundam o indivíduo; ou de dentro para fora; quando simplesmente surge por uma inadaptação do indivíduo ao meio."
In http://pt.wikipedia.org/wiki/Tristeza




Todos os dias encontro alguém triste, todos nós temos motivos de tristeza. No outro dia alguém me dizia: “Ultimamente mergulhei numa melancolia, da qual não vejo saída! Sou feliz, mas no meio dessa felicidade existe algo que a perturba, algo que me deixa sem dormir, algo que me impede de ser completamente feliz! Preciso de ter amor, é isso que me faz mais falta, olho para trás mas não encontro nada, apenas um vazio na alma. “
Só sei que no meio disto tudo também eu já me começo a sentir triste.... mas a razão dessa tristeza só eu sei..........................

3 comentários:

Anónimo disse...

Olá,

Eu perdi o meu pai à 1 mês e percebo o q dizes. N consigo lembrar-me dele sem ser no fim qd estava doente. É pena.E tu estás triste pq?

Bjo Cristina

Ivone Medeiros disse...

Cristina: Nestas alturas em que se perde uma pessoa querida, o outro unca encontra palavras que expressem os seus sentimentos de pesar, eu pelo menos sou assim. Tens de lembrar-te dele na altura em que tudo estava bem, lembra-te dos risos e das alegrias e não das tristezas!
Bom recordar um bom momento!

A razão da minha tristeza como eu costumo dizer só eu sei.....

beijinhos e força pela vidad fora

Kakashi_Raul disse...

E a razão da MINHA tristeza nem eu sei ;D
pelo menos você tem um horizonte.